História

O Capítulo Estudantil SPE Ufes, fundado em 2010, é uma associação sem fins lucrativos de estudantes vinculados ao curso de Engenharia de Petróleo da Ufes, sendo fundada por alunos de graduação da universidade e atualmente supervisionado pelo Prof. Dr. Oldrich Joel Romero.

O Capítulo Estudantil SPE tem como missão coletar, disseminar e intercambiar conhecimento técnico na área de Engenharia de Petróleo, estabelecendo um efetivo contato entre o meio acadêmico e as empresas de petróleo, além de fornecer oportunidades para que seus integrantes aperfeiçoem e ampliem suas competências técnicas e profissionais.

Essa associação de estudantes tem atuado como um parceiro ativo na realização de atividades com o propósito de divulgação científica e tecnológica na área de Engenharia de Petróleo. Dentre as diversas atividades realizadas estão a organização de palestras, visitas técnicas, eventos de confraternização, debates e minicursos. Tais atividades permitem o estabelecimento de um forte canal de comunicação entre a universidade e a indústria do petróleo.

Em reconhecimento a excelência das atividades estudantis promovidas, o Capítulo Estudantil SPE Ufes recebeu o Outstanding Student Chapter Award – a maior premiação dada pela SPE Internacional aos capítulos estudantis – em duas oportunidades: 2016 e 2017, referentes às gestões dos anos anteriores. Além disso, também recebeu o Gold Standard Designation – o segundo maior prêmio da SPE Internacional – em outras duas oportunidades: 2018 e 2019Tais premiações avaliam as atividades do capítulo à luz de cinco categorias: compromisso com a indústria, operações e planejamento, envolvimento comunitário, desenvolvimento profissional e inovação.

Na presente gestão 2020, esperamos mais uma vez alcançar um dos prêmios citados acima, comprovando assim o compromisso e a missão do Capítulo Estudantil SPE Ufes com os estudantes, as empresas parceiras e a SPE Internacional.