-A A +A

Young Professionals

1. Agosto de 2015: Ambassador Lecture Program - ALP

O capítulo estudantil SPE Ufes apresentou o 21 de agosto o Ambassador Lecture Program - ALP na Ufes, campus São Mateus, auditório da biblioteca do Ceunes com 60 presentes. Através deste programa, young professionals da SPE compartilham suas experiências.

É a primeira vez que o ALP é trazido para a Ufes. A palestrante foi Yolanda Pessanha, graduada em Engenharia Química pela UFRJ, mestranda em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela UFRJ e faz especialização (MBA) em Economia do Petróleo e Gás na UFRJ. 

Registro fotográfico da palestrantes e participantes do ALP Ufes 2015 (créditos SPE Ufes).

O título da palestra foi "Regimes de Exploração e Produção do Petróleo", abordando principalmente:

  • Panorama dos regimes de E&P praticados mundialmente;
  • Destaque para as principais diferenças entre os regimes de E&P;
  • Buscar compreender e identificar as possíveis razões, pelas quais determinados países adotaram um determinado regime de exploração de hidrocarbonetos frente aos demais existentes.

Depoimento de Yolanda Pessanha:

Foi uma longa jornada, muitas horas de espera e expectativa. A palestra começou quando o Joelson entrou em contato com a Seção Brasil e, durante a reunião mensal dos Young Professionals da SPE, eu ouvi o pedido de ALP. Foi como um chamado e por isso afirmo que a palestra do dia 21 de agosto começara antes. Bom, retornando à estória da viagem para chegar a essa cidade cheia de recursos, (...) encontrei estudantes de graduação em Engenharia de Petróleo ávidos por conhecimento e com uma receptividade impressionante. Os membros do Capítulo da UFES foram me receber, comentaram a expectativa do evento e deles próprios: estão perto de realizar o sonho da colação de grau, contudo, sem expectativa do tão sonhado emprego. Reconheci-me em cada um deles, afinal faz pouco tempo eu estava na mesma posição.

Sobre o evento em si: para mim, foi uma honra e um prazer ver o auditório da biblioteca lotado numa sexta-feira a tarde. Foi lindo ver o interesse por informação através dos olhos de cada um. Parabenizo o Capítulo e reitero a mensagem que deixei no fim da ALP: procurem saber tudo do mercado que querem atuar, informações além daqueles encontradas nas salas de aula. Tenham sede de conhecimento. E muito obrigada por me receber.”

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900